sexta-feira, 26 de maio de 2017

Estrelas de Tecnécio e grupos M, MS e S

 Um tipo de estrela onde o espectro tem presença do elemento químico Tecnécio (Tc), onde é considerado como evidência da nucleossíntese estrelar que foram originados de elementos de complexidade menor. Este elemento em um isótopos estáveis possuem meia vida média de 2,6 milhões de anos podendo variar, com isto indica uma hipótese que foi criado recentemente em relação a vida média do tecnécio (Tc). O tecnécio já foi encontrado em grupos de estrelas M, MS, MC, S e C.

Tecnécio (Tc).

 Estrelas do tipo M são frias, estrela vermelha, de espectro M, com uma superfície menos de 3.600ºC. Absorção de bandas moleculares são provenientes do espectro, com bandas de dióxido de titânio (TiO2) tornando-se dominante na extremidade inferior da faixa de temperatura. Existe estrelas desta classe que tem emissões de linhas espectrais. Algumas estrelas Mira são deste tipo, como algumas do tipo M são anãs conhecidas como estrelas dMe.

Estrelas MS possuem características das do tipo estrela M e estrela S, especialmente com absorvição de bandas molecular de óxidos de metais, como dióxido de zircônio (ZrO2), dióxido de titânio (TiO2) e óxido de estrôncio (SrO).

Estrelas do tipo espectral S são semelhantes as do tipo M, mas com exceção dos grupos dominantes de óxidos no espectro são grupos de metais do quinto período da tabela periódica (zircônio e ítrio) ao invés do terceiro período (titânio, vanádio e escândio). Estrelas S possuem forte presença de cianureto (CN) e bandas moleculares que possuem lítio(Li) e tecnécio (Tc).