domingo, 17 de agosto de 2014

Origem dos elementos químicos

  Nas aulas de Química, em todos os lugar é raro ver a pergunta "De onde vieram os elementos?" ou "Como surgiram os elementos químicos?", para aqueles que sejam leigos a responder estás perguntas apenas, não darão uma resposta satisfatória.

 Sabemos que existem cerca de 92 tipos de átomos quimicamente distintos que encontramos naturalmente na Terra, chamamos de elementos químicos. Virtualmente tudo que vemos e conhecemos, toda a beleza natural é feito por esse poucos átomos em um tipo de padrões químicos harmonioso.

  Os 92 tipos de elementos químicos à temperatura ambiente, muitos deles são sólidos, alguns são gasosos e dois são líquidos (Bromo - Br e Mercúrio - Hg).  Alguns elementos são muitos conhecidos como: Silício(Si), Oxigênio(O), Magnésio(Mg), Alumínio(Al) e Ferro(Fe), os elementos que formam a Terra. O Hidrogênio(H), Carbono(C), Nitrogênio(N), Oxigênio(O), Fósforo(P) e Enxofre(S), os elementos essenciais, que são essenciais para o surgimento da vida. Existe outros elementos que não são muito conhecido pelo homem como Háfnio(Hf), Disprósio(Dy), Érbio(Er) e Praseodímio(Pr), são elementos que não encontramos com facilidade como o Ferro(Fe).



        Tabela periódica com os 92 elementos químicos, sem os elementos de nº 93 ao 118.


  Os átomos são compostos por três partículas elementares, prótons, nêutrons e elétrons. Com isso a Química e a Física reduziram a complexidade do mundo sensível para uma simplicidade incrível. Três unidades reunidas em padrões diferentes fazem essencialmente tudo.

  Um nêutron é eletricamente neutro, um próton tem carga elétrica positiva e um elétron tem uma carga negativa igual, já que cada átomo é eletricamente neutro, o número de prótons no núcleo deve igualar o número de elétrons distante na nuvens de elétrons. Os prótons e nêutrons formam o núcleo do átomo, já os elétrons ficam em órbita do núcleo atômico.Um núcleo atômico com apenas um próton se chama Hidrogênio(H), um núcleo com dois prótons se chama Hélio(He), com três prótons se chama Lítio(Li), com quatro se chama Berílio(Be), cinco prótons se chama Boro(B) até chegar ao noventa e dois prótons, que no seu caso seria o Urânio(U). A partir do elemento de número 93 ao 118, é sintetizado pelo homem.


Exemplo de um núcleo atômico e a órbita dos elétrons.

  Um próton tem uma carga positiva, mas como as cargas se repelem umas as outros, então porque o núcleo fica unido, porque a repulsão dos prótons não fazem o núcleo em pedaços? Existe uma força na natureza capaz de fazer isso, ela se chama Força Nuclear, essa força trabalha quando prótons e nêutrons ficam unidos, já que os nêutrons exerce força nuclear e não forças elétricas eles são um tipo de cola que uni os núcleos atômicos.

  Um grupo de dois prótons e dois nêutrons é o núcleo do átomo Hélio(He) é muito estável, três núcleos de Hélio(He) unidos por forças nucleares formam o Carbono(C), quatro núcleos de Hélio(He) formam o Oxigênio(O), não há diferença entre quarto núcleos de Hélio(He) unidos por forças nucleares e o núcleo do Oxigênio(O), ele são a mesma coisa. Cinco núcleos de Hélio(He) unidos por forças nucleares formam o Neônio(Ne), sete formam o Silício(Si) e assim por diante.

 - Eis a pergunta: de onde vem os elementos químicos? Simples, das estrelas. Uma estrela é uma esfera fulgurante de gás Hidrogênio(H) radioativo, no seu núcleo ocorre o fenômeno chamado fusão nuclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário