Anã Amarela:
Estrelas do tipo anã amarela são as principais na classe G, a massa delas pode ser de 0,8 a 1,2 M☉ (massas solares) e temperaturas superficiais de 5300 K (5026°C) e 6000 K (5726°C). Esse tipo de estrela está fazendo a fusão do elemento químico hidrogênio (H) em hélio (He), o Sol é um exemplo de estrela anã amarela, ele a cada segundo funde cerca de 600 milhões de toneladas de hidrogênio (H) em Hélio (He) e cerca de 4 milhões de toneladas de matéria em energia.
Sol: As zonas escuras em raios X, são buracos na coroa solar onde escapam os prótons e elétrons que através dos ventos solares vão para o espaço, devido a fusão constante do elemento hidrogênio (H) em Hélio (He).
Outro exemplo de de anã amarela é a 18 Scorpii é a décima oitava estrela mais brilhante da constelação de escorpião, ela é similar ao Sol. A massa de 18 Scorpii é de 1,02 ± 0,03 M☉, a temperatura superficiais da estrela é de 5433 K ± 6900 K e o índice de metalicidade em [Fe/H] = 0,04. 18 Scorpii também é inclusa na classe G.
Classe G:
A classificação de classe das estrelas é feita pela temperatura da fotosfera e as características espectrais.
A classe G é a mas que possui e mais estrelas que são bem conhecidas. Essa classe possui linhas de hidrogênio (H) mais fracas que as estrelas da classe F mas além das linhas de metais ionizados, sendo que elas possuem linhas de metais neutros. Muitas estrelas de classes O e B passam pelas outras classes durante o seu decaimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário